2024
Título: FORMAÇÃO CONTÍNUA COLABORATIVA IN LOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EQUIPE GESTORA COMO MEDIADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
Título: O LIVRE-ARBÍTRIO NO PROJETO DE ENSINO DE HUGO DE SÃO VÍTOR
Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS MIDIÁTICAS: REPRESENTAÇÃO NEGRA NO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL (2021-2024)
Título: A PEDAGOGIA HUMANISTA DE DAMIÃO DE GÓIS (1502-1574)
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS ORIENTADAS PELO MEC E A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NO TRABALHO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E O PROCESSO FORMATIVO DO FUTURO MÉDICO: CONSTITUINTES IDENTITÁRIOS E SUAS INTERCONEXÕES
Título: NARRATIVAS E ESCREVIVÊNCIAS HAITIANAS EM VÍDEO-CARTAS PARA A EDUCAÇÃO: FRONTEIRAS, TRAVESSIAS E SUPERAÇÕES (CO)MOVEDORAS
Título: AS PEDAGOGIAS DO ARMÁRIO NO SEMINÁRIO CATÓLICO: TRAJETÓRIAS DE EX-SEMINARISTAS GAYS
Título: OLHARES PARA AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE SOB A ÓTICA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2007-2022)
Título: MÃOS QUE TECEM OS CURRÍCULOS SUBNACIONAIS: ALINHAVOS COM OS FIOS IDEOLÓGICOS CONSTITUTIVOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Título: PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM COM GÊNEROS TEXTUAIS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO: LIMITES DA
EXPERIÊNCIA
Título: ARTES TRANSFORMISTAS: METODOLOGIAS, LINGUAGENS E FICÇÕES GROTESCAS EM BASES PEDAGÓGICAS TRANSEPISTEMOLÓGICAS
Título: POLÍTICAS CURRICULARES PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E A BNCC: O CONTEXTO DA PRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO EM SARANDI/PR (2015-2022)
Título: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO MEIO RURAL E URBANO SOBRE AS RELAÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA NA PANDEMIA: DILEMAS DOS TEMPOS LÍQUIDOS
Título: UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA SOB O OLHAR FEMININO: ATRILOGIA TEOLÓGICA DE HILDEGARDA DE BINGEN NO SÉCULO XII
Título: POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS RECOMENDAÇÕES DA OCDE (2015-2020)
Título: ENSINO DE LIBRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM LETRAS
2023
Título: POLÍTICAS EXPANSIONISTAS E A DUALIDADE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE FIES E PROUNI
Título: DIREITO E OBRIGATORIEDADE DO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO NO PARANÁ: OBJETIVOS; LIMITES E POSSIBILIDADES (1890-1909)
Título: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título: ALFABETIZAÇÃO COMO CONDIÇÃO DE LIBERDADE: UMA ANÁLISE DA CARTILHA ¡VENCEREMOS! COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO HOMEM NOVO EM CUBA
Título: FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O MOVIMENTO CORPORAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Título: A FORMAÇÃO POLÍTICO-EDUCATIVA NA IMPRENSA DE MARINGÁ (1961-1969): A FOLHA DO NORTE DO PARANÁ E A ATUAÇÃO DA FRENTE AGRÁRIA PARANAENSE (FAP)
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO PARANÁ (2008-2018): ANÁLISE DO ORÇAMENTO PREVISTO E EXECUTADO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Título: ADOLESCENTES NEGROS/AS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: ENTRE O ESPAÇO ESCOLAR E A NECRÓPOLE
Título: EDUCAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A BNCC: CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DO SER SOCIAL
Título: A DOUTRINA CRISTÃ COMO REMÉDIO PARA O SUICÍDIO, SEGUNDO AGOSTINHO DE HIPONA
Título: A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO E OS ABALOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO LOCAL: RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR (1988 – 2002)
Título: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ATIVIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Título: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ: O PAPEL EDUCATIVO DA IMPRENSA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NA CIDADE DE MARINGÁ NOS ANOS 1962-1968
Título: A MÚSICA NA TERCEIRA IDADE: REFLEXÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS DA UNATI-UEM SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E NÃO FORMAL
Título: TEORIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Título: A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA COMO MECANISMO DE GOVERNANÇA ALGORÍTMICA: REFORMAS, ATORES SOCIAIS E CAPITALISMO DE PLATAFORMA
Título: BRANQUITUDE: ANÁLISE CULTURAL SOBRE AS PESQUISAS BRASILEIRAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (1987-2019) E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Título: DIALÉTICA DA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Título: A (IN)VISIBILIDADE DOS ESTUDOS DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: REPERCUSSÕES PARA ATENÇÃO À SAÚDE DE MULHERES DEPENDENTES QUÍMICAS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 24H (CAPS AD III)
Título: A OFENSIVA DO PROGRAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL DO AGRONEGÓCIO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Título: CIÊNCIA E ARTE: O TEXTO LITERÁRIO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
2022
Título: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO MUSICAL DE ACADÊMICOS (AS) E CRIANÇAS: HARMONIZANDO ENCONTROS, AFINANDO IDEIAS E ORQUESTRANDO SABERES
Título: O CICLO BÁSICO DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA GRADUADA: TRAJETÓRIA, REAÇÕES E (RE)APROPRIAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PEROBAL/PR (1989-2008)
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO BRASIL: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS
Título: A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - EDS COMO AGENDA IDEOLÓGICA DA UNESCO (1970-2022): O PILAR DOS PILARES DA EDUCAÇÃO COMO CONSENSO FABRICADO NA PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Título: A RBHE - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO FONTE E OBJETO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS, MENSAGENS E REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO E A PESQUISA (2008-2019)
Título: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DO DIALOGISMO
Título: DE CRIANÇAS ÓRFÃS E DESERDADAS A PROEXISTENTES: UMA HERMENÊUTICA DA LIBERTAÇÃO DA INFÂNCIA LATINO-AMERICANA
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Título: A ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAIS
Título: MARIO ALIGHIERO MANACORDA: CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES BRASILEIROS
Título: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ORALIDADE EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE FRACASSO ESCOLAR
Título: A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A REDE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Título: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
Título: METAS DA AGENDA 2030 E CONTEÚDOS DISCURSIVOS DO YOUTUBER FELIPE NETO: CONTRASTES PARA A FORMAÇÃO MORAL DO ADOLESCENTE
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O (RE)PENSAR DO ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS FEMINILIDADES NA SÉRIE COISA MAIS LINDA: ENTRE ESTEREÓTIPOS E RESISTÊNCIAS
Título: ANTONIO FERREIRA DE ALMEIDA JÚNIOR E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Título: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL (1990-2022): ESTUDO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Título: A UNIVERSIDADE MEDIEVAL PORTUGUESA NA CONSOLIDAÇÃO MONÁRQUICA
Título: EDUCAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO NA CRÍTICA DE GUY DEBORD (1931-1994) À CHAMADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
2021
Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS DOS DESENHOS DE ANIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título: A EDUCAÇÃO PRESENTE NAS MENSAGENS DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS (1930-1934): ENTRE O PROCLAMADO E O REAL
Título: EDUCAÇÃO SOCIAL, ADOLESCENTES E ATIVIDADES ASSISTIDAS COM EQUINOS: CAMINHOS PEDAGÓGICOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
Título: CONTRIBUIÇÕES DE NEWTON DIAS DOS SANTOS AO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS (1948-1972)
Título: LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título: APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS PARA LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA ENTRE 2010 Y 2019
Título: QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Título: TRABALHO E EDUCAÇÃO EM MAKARENKO: ENTRE A NECESSIDADE DE PROFISSIONALIZAÇÃO E UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Título: REFORMA RELIGIOSA E EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: A UNIVERSIDADE DE ÉVORA NO SÉCULO XVI
Título: O ENSINO EM TOMÁS DE AQUINO: O INTELECTO COMO CONDIÇÃO DE CIVILIDADE
Título: DECOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO EM ARTE E EDUCAÇÃO
Título: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E FORMAÇÃO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Título: ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
Título: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA RURAL NO PARANÁ ENTRE 1915 E 1946 E A ATUAÇÃO DOS INSPETORES
Título: LANÇANDO OS FIOS: EDUCAÇÃO LITERÁRIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Título: CRIANÇAS QUE VIVEM EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS (IN)VISÍVEIS
Título: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: ESTUDOS E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE EM CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ
Título: A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITOS JUDICIAIS INTRAFAMILIARES
Título: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NA OBRA DE TERESA DE SALDANHA (1837-1916)
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE RONDÔNIA
Título: EDUCAÇÃO, PROGRESSO E CIVILIDADE NO JORNAL PARANÁ-NORTE (1934-1944)
Título: A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA
Título: A HISTÓRIA DO LIVRO A EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO... E MENTE DE JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA (1983): APONTAMENTOS CRÍTICOS
Título: POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA A REGIÃO NORTE DO BRASIL (2005-2020)
Título: A CONQUISTA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA PLENA: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE NAS IEES DO ESTADO DO PARANÁ (1990-2021)
Título: GESTÃO DA EDUCAÇÃO E MARCOS REGULATÓRIOS: CONVERGÊNCIAS, TENSÕES E DEBATES A PARTIR DO PNE/2014-2024 E PEE/PR/2015-2025
Título: POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO ENTRE O INSTITUTO AYRTON SENNA E A SEDUC-RO
Título: PEDERASTIA E EROTISMO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO NO PENSAMENTO DE PLATÃO
Título: PEDAGOGIAS CRISTÃS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADES LGBTI+ NA MÍDIA EVANGÉLICA
Título: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM RONDÔNIA NOS TEMPOS DO TERRITÓRIO FEDERAL
Título: A REPRESENTAÇÃO COMO LIAME ENTRE A LITERATURA E OS JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Título: FORMAÇÃO POLÍTICA COM CRIANÇAS: SUBSÍDIOS CONCEITUAIS PARA A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL
Título: EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO: A FORMAÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO DA CARTA DO LEITOR NA ESCOLA DO/NO CAMPO DO MST
Título: O COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS NO CONTEXTO DE CONSOLIDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA/PR
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO MÉDIO: POLÍTICA EDUCACIONAL, TECNOLOGIA E A ESSÊNCIA HUMANA DO TRABALHO EM GRAMSCI
Título: FERNÃO LOPES DE CASTANHEDA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM IDEÁRIO EDUCACIONAL EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI
Título: PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DE EMPRESAS EDUCACIONAIS E SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO
Título: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Título: SENSUS COMMUNIS: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM LEONARDO DA VINCI
2020
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENINAS: UMA EXPERIÊNCIA COM CÍRCULOS DIALÓGICOS
Título: EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL E CULTURAS POPULARES
Título: CONCEITO DE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ: CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS À LUZ DE BOURDIEU E TOULMIN.
Título: O MODO HUMANIZADO DE CRISTIANIZAÇÃO/FORMAÇÃO EM BARTOLOMEU DE LAS CASAS: AMOR, BRANDURA E MANSIDÃO PARA SUBMETER O NATIVO AMERICANO DO SÉCULO XVI
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTADO PENAL: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS PRISÕES COMO MECANISMO DE REGULAÇÃO SOCIAL
Título: O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CONVENÇÕES IDEOLÓGICAS E RESISTÊNCIA
Título: FORMAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA PROFESSORES E CRIANÇAS
Título: EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO TEMPO: A UNATI COMO UM ESPAÇO ACADÊMICO ABERTO
Título: ROQUE SPENCER MACIEL DE BARROS E A "VANGUARDA BRASILEIRA"- O PERFIL DO ESTUDANTE NO JORNAL DA TARDE (1966-1968)
Título: DO MOVIMENTO NEGRO ÀS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA PERSPECTIVA EDUCATIVA E INCLUSIVA
Título: A ATIVIDADE DO BRINCAR E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: ASPECTOS HISTÓRICOS, REALIDADE ATUAL E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Título: PELOS ESTUDANTES E PARA OS ESTUDANTES: A INSTRUÇÃO E A LITERATURA NOS PERIÓDICOS ESTUDANTIS BRASILEIROS (1870-1880)
Título: A LITERATURA SURDA NA SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE SI
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: A TOLERÂNCIA E A INTERCULTURALIDADE COMO IDEÁRIOS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Título: IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DA POLÍTICA À PRÁTICA
Título: MARCAS DA RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO: GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
Título: O GUARDIÃO DESGUARNECIDO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO DOS TUTORES DO SISTEMA UAB, HABILIDADES DIDÁTICAS E TÉCNICAS REQUERIDAS E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Título: A EDUCAÇÃO E A POLÍTICA DOS BENEDITINOS NA AMÉRICA PORTUGUESA
Título: O CONCEITO TEÓRICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Título: REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (RBAE): INSTRUMENTO DE IMPOSIÇÃO SIMBÓLICA NA DISPUTA POR PODER NO CAMPO EDUCACIONAL (1983 A 1996)
Título: TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E INTEGRAÇÃO SENSORIAL: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA ABORDAGEM RESPONSIVA DE APRENDIZAGEM
Título: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Título: A TRADIÇÃO EDUCATIVA ESCOLAR BRASILEIRA FORJADA NA EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA DO RIO DE JANEIRO (1883)
Título: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E AS AÇÕES AFIRMATIVAS DOS POVOS INDÍGENAS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Título: ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA ZORÓ PANGỸJEJ
2019
Título: O PROJETO EDUCACIONAL DE HUGO DE SAINT-VICTOR NO SÉCULO XII: SAPIÊNCIA E SACRAMENTO NA FORMAÇÃO E NA RESTAURAÇÃO HUMANA
Título: AS POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE
APARECIDA DO CARMO LIMA
Título: A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MILITANTE EDUCADOR EM AGROECOLOGIA NO MST NO PARANÁ POR MEIO DO PRONERA
Título: A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO PARANÁ: EM DISCUSSÃO A AVALIAÇÃO DE INGRESSO
Título: SABERES/PRÁTICAS DOCENTES E O ENSINO DE HISTÓRIA: OS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DO 2º CICLO DA REDE MUNICIPAL DE UMUARAMA (2009 A 2014)
Título: VIDAS PRECÁRIAS DE ESTUDANTES TRANS: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROJETOS DE VIDAS POSSÍVEIS
Título: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889)
Título: POLÍTICAS PARA INFANTILIZAÇÃO DA POBREZA: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA PRODUZIR UMA NOVA SUBJETIVIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Título: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA E A SUSTENTABILIDADE DAS FAMÍLIAS KAINGANG: APRENDIZAGENS NAS ALDEIAS E NAS CIDADES
Título: LEITURA E ESCRITA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES, ESTUDANTES, PEDAGOGAS E DIRETORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título: O PERCURSO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA ESCOLA COMUM E/OU ESCOLA ESPECIAL AO CEEBJA
Título: ESTADO DE INFÂNCIA: A POIESIS NA ARTE DA PALHAÇARIA
Título: A EDUCAÇÃO PARA A MORTE NAS TRAGÉDIAS DE SÊNECA
Título: MEMÓRIA E IDENTIDADE DO POVO XETÁ: NARRATIVAS VISUAIS E MEMÓRIA COLETIVA NO QUADRO DA DISPERSÃO
Título: CONSTRUÇÃO DE POSSÍVEIS E DO NECESSÁRIO POR MEIO DOS JOGOS DE REGRAS: UMA INTERVENÇÃO INTERGERACIONAL COM IDOSOS
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
Título: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO NOS ESTUDANTES
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O APRIMORAMENTO COGNITIVO FARMACOLÓGICO
Título: A EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO DE SI COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA
Título: SÊNECA (SÉCULO I) E DELORS (SÉCULO XXI): APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS
Título: COMPETÊNCIA LEITORA AVALIADA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): EXPERIÊNCIA FORMATIVA OU FORMAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO
Título: A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE SEUS EGRESSOS
Título: O BIOPODER E A DOMESTIFICAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS: ESTUDO SOBRE TDAH E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIFERENTES PROFISSIONAIS ACERCA DO SUPOSTO TRANSTORNO E DA MEDICALIZAÇÃO
Título: FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA DE PROFESSORES E CRIANÇAS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título: FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ATO EDUCATIVO DE ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA
Título: A PROEMINÊNCIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA, DA EDUCAÇÃO MORAL E DA EDUCAÇÃO HIGIENISTA NAS PÁGINAS DA REVISTA O OLHO DA RUA (1907-1911)
2018
Título: A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA E A FORMAÇÃO DO IDEÁRIO EDUCATIVO DE SIMÓN BOLÍVAR
Título: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS DE 1990: A CONFORMAÇÃO DE UMA AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA PARA A EDUCAÇÃO
Título: INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS NOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA (2000-2013): A HISTÓRIA DA ÁFRICA E A CULTURA AFROBRASILEIRA
Título: REPRESENTAÇÕES EDUCATIVAS NOS SERMÕES DE ANTÔNIO VIEIRA (1640-1656)
Título: PROFESSORAS, LEVEM MULHERES À SALA DE AULA: DO JORNALISMO VIOLENTO À PRÁTICA PEDAGÓGICA FILÓGINA
Título: TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO COM CONCEITOS DE ÁREA E DE PERÍMETRO
Título: PRINCÍPIOS EDUCATIVOS PARA MULHERES DOS SÉCULOS XVIII E XIX: CONTRIBUIÇÕES DA MARQUESA DE ALORNA
Título: VILÕES, HERÓIS E COADJUVANTES: UM ESTUDO SOBRE MASCULINIDADES, ENSINO DE ARTE E PEDAGOGIAS DISNEY
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Título: OS GUARANI NO NORTE DO PARANÁ: CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Título: HÁBITO E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ARISTÓTELES, TOMÁS DE AQUINO E A NEUROCIÊNCIA
Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DO PROCESSO DE BOLONHA AO PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA
Título: A REFORMA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO REINADO DE D. JOÃO III NA SUA RELAÇÃO COM A EXPANSÃO DA FÉ CATÓLICA
Título: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE MENORES À DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: OS FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DA EXTINÇÃO DA FUNABEM COMO SOLUÇÃO NEOLIBERAL
Título: A COMPANHIA DE JESUS NO JAPÃO E A AÇÃO MISSIONÁRIA E EDUCACIONAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI
Título: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA NO BRASIL: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2002 - 2015)
Título: A PROPOSTA TOMASIANA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO OCIDENTE MEDIEVAL DO SÉCULO XIII: O INTELECTO COMO O PRINCÍPIO ESSENCIAL DA SABEDORIA MAGISTRAL
Título: REGULAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS, BANCO MUNDIAL E PDDE INTERATIVO: A INTENSIFICAÇÃO DO CONTROLE SOBRE OS RESULTADOS NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR
Título: BERTHA LUTZ E A CONSTRUÇÃO DE CONDIÇÕES PARA A AUTONOMIA DA MULHER BRASILEIRA: TRABALHO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO (1919-1937)
Título: EDUCADOR SOCIAL NO BRASIL: PROFISSIONALIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO
Título: (DES)PREGAMENTOS E TÁTICAS NOS COTIDIANOS NARRADOS POR TRAVESTIS: DESALOJAMENTOS NOS ESPAÇOS PRISIONAIS COMO MODOS DE (R)EXISTÊNCIAS
Título: BIBLIOTECAS ESCOLARES: HISTÓRIA E CULTURA ESCOLAR EM NAVIRAÍ/MS (1986-2010)
Título: OS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRESENÇA OU AUSÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Título: ARTE COMO TRABALHO CRIADOR: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Título: FRANCISCO XAVIER E A MISSÃO JESUÍTICA NO ORIENTE: CATEQUESE E EDUCAÇÃO (1540-1552)
Título: GABRIEL MALAGRIDA (1689-1761): EDUCADOR E MISSIONÁRIO DA COMPANHIA DE JESUS NA AMÉRICA PORTUGUESA
2017
Título: OS FRADES MENORES CAPUCHINHOS E A EDUCAÇÃO NO PARANÁ NO SÉCULO XX (1920-1976)
Título: EMANCIPAÇÃO HUMANA, PELA VIA DA ESCOLA, NA SOCIEDADE DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL: EDUCAÇÃO SOCIALISTA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Título: O MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE E A PROPOSTA DE REFORMA UNIVERSITÁRIA: DA GÊNESE AO GOLPE CIVIL-MILITAR
Título: PERFORMANCES EM JOGO: (DES)CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS EM GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADES NA PRÁTICA COM O RPG
Título: A LINGUAGEM FILOSÓFICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO EM AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Título: FORMAR CONTRA A INDIFERENÇA: UM PRÍNCIPIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Título: A INCLUSÃO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Título: “ESCOLINHAS DE ARTE”, DOS PRINCÍPIOS À PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO PARANÁ (1960-1970)
Título: A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO COMO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Título: JUSTIÇA E CONFIGURAÇÃO SOCIAL: AS ORDENAÇÕES FILIPINAS COMO ELEMENTO EDUCATIVO NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO XVII)
Título: ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO E A REFORMA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1930-1934)
Título: UM INTELECTUAL ICONOCLASTA: O PAPEL DO SÍMBOLO NA OBRA E AÇÃO POLÍTICA DE MANOEL BOMFIM (1897-1932)
Título: “EU JOGO FAZENDO TODAS AS MANEIRAS QUE EU CONSIGO”: COMO CRIAR POSSIBILIDADES DE NOVAS RELAÇÕES ESPACIAIS POR MEIO DO JOGO KATAMINO
Título: AS LEGISLAÇÕES E POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NO PARANÁ E SEUS ATORES (1990-2016): UMA ANÁLISE DA NORMATIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PARANAENSE (DELIBERAÇÃO Nº 02/2014 CEE/PR)
Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Título: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
Título: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E O MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO: PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E AS INTENCIONALIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ COMO DOCUMENTOS DE (NÃO) PROMOÇÃO DA DISCUSSÃO
Título: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO SUPERIOR DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO PARANÁ: EXPERIENCIASDA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Título: REPRESENTAÇÕES DE SI, JOGO E EXPERIÊNCIA: DESLOCAMENTOS DAS IDENTIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Título: FIES E PROUNI NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUANTO VALE O CONHECIMENTO NO BRASIL?
Título: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COLONIZAÇÃO DO OESTE PARANAENSE: O CASO DA IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO VICENTINO INCOMAR, DE TOLEDO (1948 - 1965)
Título: UMA PEDAGOGIA BICHA: HOMOFOBIA, JORNALISMO E EDUCAÇÃO
Título: EDUCAÇÃO E PROCESSO CIVILIZADOR: A PRESENÇA DE ALUNOS BRASILEIROS NA REFORMA DO ENSINO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (1772-1827)
Título: PARANÁ, TERRITÓRIO DE “VOCAÇÃO AGRÍCOLA”?! INTERIOZAÇÃO DO CURSO NORMAL REGIONAL (1946-1968)
Título: A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL: O CASO UNILA
2016
Título: APRENDIZAGEM CONCEITUAL: O CINEMA COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA
Título: CRISE DA PEDAGOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Título: GESTÃO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO
Título: EDUCAÇÃO SOCIAL E AVALIAÇÃO: INDICADORES PARA CONTEXTOS EDUCATIVOS DIVERSOS
Título: CONDIÇÕES, IMPASSES E PERSPECTIVAS DO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 4.024/61 (1948 A 1961)
Título: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE SUA EFETIVAÇÃO NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS
Título: A ESCOLA DO NADA? ANÁLISE DE PROGRAMAS DE AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO E DO ESPAÇO ESCOLARES NO BRASIL PÓS-2004
Título: TESSITURAS DA COR DA CULTURA: EM CENA, OS EPISÓDIOS TELEVISIVOS DA SÉRIE "NOTA 10"
Título: A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE AFRO DO AMARAL FONTOURA (PARANÁ, 1950-1970)
Título: A HUMANITAS EM SÊNECA: EDUCAÇÃO, ESTADO E PODER NO PRINCIPADO NERONIANO
Título: REDES E MEANDROS DA RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NO PROCESSO DE “FEDERALIZAÇÃO” DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DO SUDOESTE DO PARANÁ – UNICS: A ARTE DE CAIR EM PÉ
Título: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA GESTÃO DO FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL EM MARINGÁ (2001-2004)
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ENQUANTO APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Título: AS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL PÓS-CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Título: COMPORTAMENTO PSICOMOTOR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCRITA E HABILIDADES COGNITIVAS VERBAIS E NÃO VERBAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS
Título: A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO NA OBRA DO INTELECTUAL FLORESTAN FERNANDES (1954-1964)
Título: FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO SOCIAL: SUBSÍDIOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES SOCIAIS LATINO AMERICANOS
Título: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO (1983 – 2016)
Título: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O BRASIL COMO ARTICULADOR POLÍTICO NO MERCOSUL
Título: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ: O DIÁLOGO ENTRE O EPICURISMO E O CRISTIANISMO PRIMITIVO TENDO O AMOR COMO INSTRUMENTO FORMATIVO
Título: CARNEIRO LEÃO E A EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UM PROJETO CULTURAL, POLÍTICO E MODERNIZADOR (1909-1963)
Título: O PÚBLICO NÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA POLÍTICA PARA A EXPANSÃO DA INICIATIVA PRIVADA
Título: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E IMAGENS DE D. SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL LAICO E CRISTÃO
Título: BOLETIM DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARANÁ (1951-1953): REPRESENTAÇÕES DE ENSINO, PROFESSOR E ESCOLA RURAL
Título: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DA EDUCAÇÃO DE ALGUNS AO CUIDADO DE OUTROS NA PROPOSTA DE ECPI DA UNESCO
Título: APRENDIZAGEM CONCEITUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2015
Título: DARCY RIBEIRO E A REFORMA DA UNIVERSIDADE: AUTONOMIA, INTENCIONALIDADE E DESENVOLVIMENTO
Título: HISTÓRIA DE VIDA E A CONSTITUIÇÃO DO SER E FAZER-SE DOCENTE EM ARTES VISUAIS
Título: O PROJETO EDUCATIVO DE DOM FREI MANUEL DO CENÁCULO NO CONTEXTO DAS REFORMAS MODERNIZADORAS DO ENSINO EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII
Título: O CONCEITO DE MEMÓRIA NA OBRA FILOSÓFICA DE ALBERTO MAGNO E SEU SIGNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO
Título: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Título: A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
Título: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/2007 E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ-CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PRÁTICA DO FUTEBOL POR MULHERES: INTERSECÇÕES ENTRE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE
Título: A IGREJA COMO LOCUS IDEAL DE FORMAÇÃO NA PROBLEMÁTICA ANTIDONATISTA DE SANTO AGOSTINHO
Título: E O LOGOS SE FEZ CARNE...: UMA ANÁLISE DOS AFRESCOS DE GIOTTO NA CAPPELLA DEGLI SCROVEGNI
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIDÁTICA À LUZ DO PENSAMENTO DIALÉTICO
Título: O LIVRO DA ORDEM DE CAVALARIA, DE RAIMUNDO LÚLIO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SOCIAL PAUTADA NO MODELO DE CONDUTA VIRTUOSA
Título: A TRAGÉDIA DE SÓFOCLES E O PAPEL PEDAGÓGICO DAS PERSONAGENS SECUNDÁRIAS
Título: ENTRE EDUCAR E ENSINAR: COMPLEXIDADE E REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE OS OBJETIVOS DA ESCOLA
SHIRLEI TEREZINHA ROMAN GUEDES
Título: MANUAIS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS PARANAENSES (1920-1960)
Título: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICOMETODOLÓGICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM
2014
Título: A IMPRENSA ESPÍRITA E SUAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM FINS DO IMPÉRIO BRASILEIRO (1869-1882)
Título: JOHN DEWEY E A MEDIAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO FINAL DO SÉCULO XIX E NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX NOS ESTADOS UNIDOS
Título: APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: AS (IM)POSSIBILIDADES DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Título: NEGRITUDE EM DISCURSO: A EDUCAÇÃO NAS REVISTAS VEJA E ÉPOCA (2003-2010)
Título: POLÍTICAS DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: DO TRABALHADOR-CIDADÃO A JUVENTUDES
Título: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E PROVA BRASIL: O DESEMPENHO DE ALUNOS SURDOS EM MATEMÁTICA
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: DIÁLOGO COM EDUCADORAS
Título: CLARA DE ASSIS E A FORMAÇÃO CATÓLICA NO SÉCULO XIII: UMA ANÁLISE DAS FONTES CLARIANAS NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Título: TESSITURAS DO ENSINO PÚBLICO: A UNIDADE EM PRIMITIVO MOACYR (1910 – 1930)
Título: OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, A EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA INDÍGENAS NOS ANOS DE 1990 E A EXPERIÊNCIA DO PARANÁ: ESTUDO DAS AÇÕES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Título: A ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ - HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES.
Título: ALCEU AMOROSO LIMA E A RENOVAÇÃO DA PEDAGOGIA CATÓLICA NO BRASIL (1928-1945): UMA PROPOSTA DE ESPÍRITO CATÓLICO E CORPO SECULAR
Título: UMA DIDÁTICA HISTÓRICO–CRÍTICA PARA O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO
Título: O PAPEL DA CONTEMPLAÇÃO NO PROJETO SOCIAL E EDUCATIVO DE BERNARDO DE CLARAVAL
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO DE MOYSÉS LUPION: A INSTRUÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: A DUALIDADE EDUCACIONAL NAS TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO
2013
Título: A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RETRATOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Título: O PROGRAMA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Título: EMANCIPAÇÃO HUMANA EM THEODOR ADORNO E PAULO FREIRE
Título: SONS DO SILÊNCIO: A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO CATÓLICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR - UM ESTUDO DE CASO
Título: AS (IM) POSSIBILIDADES DO BILINGUÍSMO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA A ESCOLARES SURDOS
Título: A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ESCOLAR EM JUAN RODRIGUEZ BECKER Y SILVA: SOCIEDADE, CIVILIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO.
Título: A OBRA LITERÁRIA VAI AO CINEMA: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE EM LITERATURA BRASILEIRA
Título: HERNÁN CORTÉS E OS FRANCISCANOS: A EDUCAÇÃO E A DOMINAÇÃO ESPIRITUAL DO MÉXICO
Título: PROBLEMAS DE ATENÇÃO: IMPLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DE CAPITAL: UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA DE CULTURA DO CORPO.
2012
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REGIÃO DE FRONTEIRA: POLÍTICAS E PRÁTICAS
Título: PADRE SERAFIM LEITE (S. J.): UM INTELECTUAL ENTRE O BRASIL E PORTUGAL NO SÉCULO XX
Título: FORMAÇÃO E SAÚDE COLETIVA: A REVELAÇÃO DE UM CAMPO
Título: POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1990-2010): OS CASOS BRASIL E PORTUGAL
Título: O PENSAMENTO POLÍTICO DE DANTE ALIGHIERI À LUZ DA FILOSOFIA ESCOLÁSTICA
Título: FATORES DETERMINANTES NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DAS 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL NO ESTADO DO PARANÁ
Título: A IDENTIDADE PUYANAWA E A ESCOLA INDÍGENA
Título: JOHN KNOX (1513-1572) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO NA ESCÓCIA DO SÉCULO XVI
Título: A VIRTUDE DA AMIZADE NA SUMA DE TEOLOGIA DE TOMÁS DE AQUINO (SÉC. XIII): UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA EDUCATIVA?
Título: LUIS ANTÓNIO VERNEY E O PROJETO PEDAGÓGICO MODERNIZADOR DO REINO PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DO VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR (1746)
2011
Título: A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE INFÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL DE 1987 A 2005: ASPECTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS
Título: O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO
Título: A LÓGICA DO CONSUMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO INFANTIL
Título: CONTRIBUIÇÕES DO POSICIONAMENTO PEDAGÓGICO DE GEORGES SNYDERS PARA A ABORDAGEM DO ANTIPRECONCEITO
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÓS-1990: O CONTEXTO DA INCLUSÃO E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
2010
Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: EM QUESTÃO A PEDAGOGIA HOSPITALAR
Título: BOAVENTURA E O DESENVOLVIMENTO DO INTELECTO NO SÉCULO XIII: UM ESTUDO DE SUAS CONFERÊNCIAS
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A RECONFIGURAÇÃO DOS ELEMENTOS DIDÁTICOS
Título: ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ