Apresentação

APRESENTAÇÃO

A UEM é uma das universidades que mais formam mestres e doutores entre as estaduais do Paraná. E, nesse cenário, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE), ocupa um lugar de destaque, uma vez que, até dezembro de 2023, o PPE titulou um total de 1.150 acadêmicos, sendo 867 mestres e 283 doutores.

O PPE foi criado em 1990, para contribuir com a compreensão do fenômeno educativo como um amplo campo de pesquisa, produção e disseminação do conhecimento. Com base no pressuposto de que a educação é um ato humano que amplia as capacidades intelectivas dos sujeitos, preparando-os para atuarem em sociedade, abrange aspectos formais e não formais do processo educativo. Nesse sentido, a missão do PPE consiste em formar, em nível de mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral, profissionais qualificados para o exercício da pesquisa e da docência, a fim de colaborar para o progresso da produção e disseminação de conhecimentos na área de Educação, com expressivo impacto social, na Educação Básica, no Ensino Superior e na sociedade de forma geral.

Naquele momento, por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, foi implantado na UEM o primeiro Curso de Mestrado do interior do Paraná, com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. Tal proposta teve origem na necessidade de formar pesquisadores e professores para a atuação no ensino superior, bem como na educação básica, de modo a possibilitar a melhoria da educação na região e para além dela.

Em 2000, em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), foi elaborado um novo projeto e o curso passou a ser denominado de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Nessa fase, o mestrado ficou estruturado com duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).

Em 2005, na busca por maior verticalização, organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, foi elaborado o projeto de criação do curso de Doutorado em Educação cuja aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ocorreu em 2006, com início da sua primeira turma em 2007.

Em 2013, novamente o PPE passou por reformulações e aprimoramentos e, com isso, buscou maior mobilidade estudantil, melhorou o intercâmbio institucional e intensificou esforços para o aprimoramento do processo de internacionalização e adequação aos melhores padrões de qualidade da Pós-Graduação no Brasil.

Além disso, para assegurar maior dinamicidade e a qualidade do seu curso de mestrado e do seu curso de doutorado, realizou avaliação e revisão detalhadas de seu regulamento, aprimorou o sistema de abertura de vagas em todas as linhas de pesquisa, com mudanças no processo anual de seleção, bem como em seus componentes curriculares, para aperfeiçoar o processo de formação dos pós-graduandos.

Nas reformulações promovidas ao longo da existência do PPE, foi mantido o pressuposto de que a educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente. Com tal eixo norteador, a proposta de formação oferecida pelo Programa perpassa teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e a não escolar, a estrutura e a organização do sistema de ensino, as políticas públicas educacionais e os processos de ensino e aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas e para projetar alternativas de ação na educação.

Convém ressaltar que, a partir da reformulação de 2003, o PPE passou a ter três linhas de pesquisa: 1) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores; 2) História e Historiografia da Educação; 3) Políticas e Gestão em Educação. Apesar de possuírem características e conteúdos específicos, essas linhas dialogam entre si e, pautando-se em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma unicidade que propicia a abrangente formação ao pesquisador em Educação, promovendo a construção de uma visão ampla do que seja o sujeito histórico e seus processos educativos.

No seu formato atual, o PPE é regido pela Resolução no 072/2021-CI/CCH. O Programa manteve uma única área de concentração denominada ‛Educação’, e é composto, atualmente, por duas linhas de pesquisa: 1) História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas; e 2) Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Devido a essa organização, as disciplinas, os seminários de pesquisa, os projetos e Grupos de Pesquisa, bem como a produção intelectual docente e discente estão organicamente articulados a essas duas linhas de pesquisa.

As informações apresentadas, ao PPE, na Avaliação Quadrienal da PósGraduação em Educação (2017-2020) demonstram que as perspectivas gerais de qualidade do Programa são ótimas. Deve-se ressaltar que as metas traçadas vêm sendo alcançadas por meio de ações com efetiva participação do corpo docente e discente do Programa. Os resultados obtidos e divulgados pelo PPE evidenciam que estão sendo compreendidas as diretrizes gerais estabelecidas para a Pós-Graduação no Brasil, por intermédio do documento de área, especialmente no que diz respeito à articulação entre as Linhas de Pesquisa, à estrutura curricular, aos projetos de pesquisas, a seus produtos publicados, à melhoria e à ampliação das produções docente e discente veiculadas em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais.

O PPE tem pautado suas ações norteando-se pelos parâmetros estabelecidos pela Capes para a área de Educação e tem envidado esforços para alcançar o conceito 6 (seis). Para tanto, tem feito sistematicamente o credenciamento e o recredenciamento de docentes, a fim de fortalecer o programa, bem como incrementado políticas de mobilidade acadêmica nacional e internacional, além de abrir editais específicos de seleção de alunos estrangeiros não residentes no Brasil.

O Programa de Pós-graduação em Educação da UEM mantém princípios que o consolidam como um Programa de Excelência, especialmente por possuir uma relação de parceria e compromisso com o corpo docente e discente.

Pelas suas características, o PPE tem-se firmado como importante polo produtor e disseminador de conhecimento na região em que se localiza, com uma proposta que repercute para além do seu entorno, estabelecendo proveitosas relações e interlocuções em escala nacional e internacional, como se pode constatar pela presença de seus docentes em bancas de Mestrado e de Doutorado em Programas localizados nos diferentes estados do Brasil. Nesse sentido, o PPE tem consolidado vínculos e projetos institucionais, bem como parcerias com outras instituições e outros programas, tanto no Brasil como em outros países.

A exemplo disso, vale registrar que o PPE teve aprovado pela CAPES, em novembro de 2016, sua proposta de Doutorado Interinstitucional (Dinter) com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), oferecendo 16 vagas de doutorado para docentes efetivos daquela instituição, com início em setembro de 2017, com término em 2021. Todos os alunos aprovados na seleção defenderam suas teses, revelando o esforço dos docentes do PPE em formar profissionais para a região Norte do país.

Desde 2023, um novo projeto de Dinter está em tramitação e, se for aprovado, terá a oferta de 23 vagas para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O projeto de curso tem início previsto para 2024 e término em 2028.

                

OBJETIVOS

Objetivo geral: qualificar profissionais para a produção e a disseminação de conhecimento e o exercício de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, no âmbito da educação.

Objetivos específicos:

  • Analisar políticas e instituições educacionais, gestão de sistemas e organizações em diferentes contextos histórico-social e cultural;
  • Investigar as relações histórico-sociais entre educação, política, cultura, inclusão e diversidade;
  • Compreender os processos históricos do desenvolvimento humano no âmbito do ensino, da aprendizagem e da formação docente;
  • Desenvolver estudos acerca das linguagens, das tecnologias e dos conteúdos escolares, bem como sobre suas implicações no processo da formação cultural.

                    

PERFIL DO EGRESSO

Mestrado

O PPE forma profissionais para a pesquisa em educação e para a docência nos vários níveis de ensino, sobretudo no ensino superior, bem como para outras atuações em instituições ou agências que se ocupam da educação.

Doutorado

O doutor formado pelo PPE, além das características indicadas para o mestre, apresenta autonomia intelectual e investigativa, capacidade de fomentar e orientar grupos de pesquisas, assim como propor alternativas de análise e atuação no campo da educação.

               

LINHAS DE PESQUISA

O PPE tem como área de concentração Educação e as seguintes linhas de 32 pesquisa, com seus respectivos eixos:

Linha 1: História, Políticas e Práticas Pedagógicas Ementa: Estudo de políticas e de instituições educacionais, de gestão de sistemas e de organizações em diferentes contextos histórico-social e cultural.

Eixo 1.1 Políticas Educacionais, Instituições Educativas, Gestão de Sistemas e de Organizações;

Eixo 1.2 História, Formação Cultural e Inclusão.

Linha 2: Ensino, Aprendizagem e Identidades Políticas Ementa: Estudo da organização dos processos de ensino e aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento humano.

Eixo 2.1 História, Memória Docente e Diversidade;

Eixo 2.2 Linguagens, Tecnologias, Conteúdo Escolar e Desenvolvimento Humano.